You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícia

Brasil lidera casos de HTLV no mundo

Pelo menos 2 milhões de pessoas no Brasil são infectadas pelo vírus HTLV, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O número coloca o País na liderança de casos em todo o mundo.

Na maior parte dos casos, os infectados pelo HTLV não apresentam sinais e sintomas e apenas 10% apresentam algumas doenças associadas a esse vírus, tais como: doenças neurológicas, oftalmológicas, dermatológicas, urológicas e hematológicas.

As duas principais doenças que o HTLV causa são a leucemia de célula T e a paraparesia espástica tropical. Essa última pode ocasionar a perda dos movimentos da cintura para baixo. De origens neurológicas, elas costumam trazer graves problemas aos pacientes. O tratamento é direcionado de acordo com a doença relacionada ao HTLV.

O HTLV é causado pelo vírus T-linfotrópico humano, que atinge as células de defesa do organismo, os linfócitos T. Ele foi o primeiro retrovírus humano isolado (no início da década de 1980) e é classifi cado em dois grupos: HTLV-I e HTLV-II.

A infecção é causada por um retrovírus transmitido do mesmo jeito que o HIV, que ataca o sistema imunológico e também não pode ser eliminado do corpo. Menos agressivo que o HIV, o HLTV na maioria das vezes não se manifesta.

A transmissão ocorre de maneira semelhante ao HIV: pela relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, compartilhamento de seringas e agulhas durante o uso de drogas, e da mãe infectada para o recém-nascido (também chamado de transmissão vertical), principalmente pelo aleitamento materno.

Geralmente, a pessoa descobre que é portadora do HTLV, por acaso, quando vai doar sangue. O diagnóstico de certeza só é estabelecido pelos resultados positivos dos testes ELISA e Western-blot específi cos para esse tipo de retrovírus.

A prevenção ocorre por meio do uso da camisinha masculina ou feminina em todas as relações sexuais e pelo não compartilhamento de seringas, agulhas ou outro objeto cortante.