You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícia

Hemograma completo: para que serve?

Tipo de exame de sangue mais comum nos laboratórios, o hemograma completo tem como principal característica avaliar de maneira geral a saúde do paciente, identificando possíveis desordens e alterações.

O exame detecta possíveis alterações em componentes do sangue, mostrando se estão acima ou abaixo da normalidade, e apontando para possíveis problemas no organismo. Por meio do hemograma, são analisados glóbulos vermelhos e brancos, hemoglobina, hematócritos e plaquetas.

O hemograma serve para diagnosticar, por exemplo, anemia, policitemia, infecções e doenças do sangue. Além disso, ajuda na investigação das causas de sintomas como fraqueza, fadiga e perda de peso repentina.

Por avaliar as características de diversas células sanguíneas, também ajuda no diagnóstico de doenças alérgicas, como a asma. E mesmo que o paciente não apresente qualquer sintoma, o hemograma sempre é pedido pelo médico como exame de rotina.

Os valores de referência utilizados na análise do hemograma completo foram estabelecidos na década de 1960, baseados nos valores presentes em 95% da população mundial sadia.