You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícia

O que é urocultura?

A urolcultura é o exame de escolha para diagnosticar infecção urinária. Com ele é possível identificar a bactéria responsável pela infecção. Normalmente, para os resultados serem mais exatos, orienta-se coletar a primeira urina da manhã, no entanto, o exame pode ser feito durante o dia. O recipiente onde se coloca a urina deve ser estéril e é fornecido pelo laboratório. Ele deve ser rapidamente fechado e levado para a análise do laboratório, para evitar contaminações. Só que para fazer essa coleta, é preciso fazer a assepsia adequada da região genital.

A urina pode ficar até 2 horas em temperatura ambiente, no entanto, o recipiente deve ser logo entregue no laboratório para os resultados serem mais fiáveis. Não é necessário estar em jejum para fazer o exame.

Apesar da urocultura ser o principal exame para diagnosticar a infecção urinária, o exame de urina comum, também chamado de Urina tipo 1, EAS ou urina rotina também pode fornecer alguns indícios de infecção urinária, como a presença de bactérias, piócitos, leucócitos, sangue, nitrito positivo ou alterações na cor, cheiro e consistência, por exemplo.