You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Notícia

Dezembro Vermelho: saiba como é o exame para identificar o HIV

O exame para o HIV é feito com o objetivo de detectar a presença dos anticorpos no organismo e deve ser feito pelo menos 30 dias após a exposição a situações de risco, como relações sexuais desprotegidas ou contato com sangue ou secreções de pessoas portadoras do vírus HIV.

O teste de HIV é simples e é feito principalmente por meio da análise de uma amostra de sangue, mas também pode ser utilizada a saliva para verificar a presença do vírus no organismo. Os testes de HIV pesquisam os dois tipos de anticorpos, do HIV 1 e do HIV 2. Confirmada a presença dos anticorpos, é feito exame para confirmar se há o vírus, para então se iniciar o tratamento.

O exame deve ser realizado no mínimo 1 mês após o comportamento de risco, pois a ja- nela imunológica, que corresponde ao tempo entre o contato com o vírus e a possibilidade de detecção do marcador da infecção, é de 30 dias, podendo haver a liberação de um resultado falso negativo caso o exame seja realizado antes dos 30 dias.

Para entender o resultado do teste do HIV, é importante verificar se é reagente, não reagente ou indeterminado além dos valores indicados, pois normalmente quanto maior o valor, mais avançada é a infecção.

Um teste não reagente (negativo) significa que o seu corpo não possui anticorpos contra o HIV no momento da testagem. Na ausência de comportamento de risco ou de exposição acidental no período de janela imunológica, não há necessidade de realização de um novo teste. Caso persista a suspeita de infecção pelo HIV, um novo teste deverá ser realizado em 30 dias.

Um teste não reagente (negativo) não significa que a parceria da pessoa testada não está infectada pelo HIV. Em caso de reagente (positivo) o próprio laboratório utiliza outros métodos para confirmar a presença do vírus no organismo, como o Western Blot, Immunoblotting, Imunofluorescência indireta para o HIV-1. Assim, o resultado positivo é mesmo confiável.

No caso de resultado indeterminado, é reco- mendado que o exame seja repetido após 30 a 60 dias para que seja verificada a presença ou ausência do vírus. Nesses casos, o exame deve ser repetido mesmo que não existam sintomas, como perda rápida de peso, febre e tosse persistentes, dor de cabeça e aparecimento de manchas vermelhas ou pequenas feridas na pele, por exemplo.

Um detalhe importante é que o resultado do exame de HIV é totalmente confidencial e não fica disponível para consulta na internet, sendo somente possível a retirada pelo próprio solicitante no laboratório.