Para uma boa saúde é necessária uma alimentação equilibrada, composta por alimentos naturais, ricos em vitaminas e o leite é um dos itens de topo nessa lista, pois é uma rica fonte de nutrientes, cheio de benefícios, presente como alimento em várias culturas.
O leite é considerado uma das bebidas mais consumidas no mundo, além claro, de seus derivados compondo um cardápio saudável, saboroso e rico em cálcio.
Continue a leitura e confira mais sobre esse importante e também polêmico alimento.
O Leite, seus tipos e versões
O leite é uma bebida produzida pelos mamíferos, de cor esbranquiçada e repleto de nutrientes, ou seja, é muito importante para nossa saúde, fortalecendo nosso sistema imunológico, proporcionando proteção contra inflamações, toxinas e micro-organismos.
É uma bebida rica em proteínas, vitaminas e minerais, como Vitamina A, B2, B6, B12, C, D, E e K, cálcio, carboidrato, zinco, ferro, fósforo, selênio, potássio e magnésio.
É composto por água, caseína que abriga 80% das proteínas do leite, gorduras, carboidratos, vitaminas, lactose, enzimas, entre outras substâncias.
O leite é o primeiro alimento que ingerimos na vida, aliás o leite materno é indispensável para a saúde do bebê também faz bem a mamãe. Depois então é introduzido na alimentação o leite de vaca e/ ou os especiais determinados por idade e recomendados pelos médicos, como complemento.
O leite então passa a fazer parte da alimentação, estando presente in natura, em pratos, bebidas e seus derivados, como queijo, iogurtes, requeijão, leite condensado e muito mais. O ser humano inclusive é o único mamífero que continua bebendo leite depois de adulto e isso por algum tempo foi alvo de críticas e certa polêmica, mas que por fim foram confirmados seus benefícios e é ótimo que assim continue.
Existem vários tipos de leite para consumo, desde o tradicional leite de vaca, aos mais exóticos como o de búfala. Além disso o leite pode passar por vários processos, dando origem a suas várias versões, desde como é envasado, armazenado e conservado. Confira abaixo:
• Pasteurizado
O leite de vaca industrializado e pasteurizado é considerado o leite fresco e é classificado como Tipos A, B e C. A diferença entre eles é a forma de ordenha, procedência e processo de pasteurização.
*Tipo A – O processo de ordenha é mecânica, desta forma apresenta menor concentração de micro-organismos e possui mais gordura que proteínas. Então ele é encaminhado para um tanque onde é aquecido e logo após resfriado.
*Tipo B – O processo de extração do leite é mecanizada ou manual, além de poder misturar leites de rebanhos diferentes. Antes de ser pasteurizado, ele pode ser armazenado congelado por até 48 horas. Possui uma certa concentração de micro-organismos por ml, mas para receber o título de tipo B há um limite máximo bacteriano.
*Tipo C - O processo de extração do leite é mecanizada ou manual, além de poder misturar leites de rebanhos diferentes também, assim como o Tipo B. Porém não há prévio processo de refrigeração, indo direto para a pasteurização e envase. Possui maior concentração de micro-organismos por ml (mililitros), por isso é recomendado que seja fervido antes do consumo.
• Longa Vida – UHT (Temperaturas Ultra-altas)
O leite longa vida, o famoso leite de caixinha, que passa pelo processo de Ultrapasteurização, sendo aquecido de 130 a 150ºC e depois é resfriado, destruindo qualquer micro-organismo, mas não sua concentração de proteínas, mantendo seu valor nutricional. Não leva adição de conservantes.
É chamado de longa vida, pois tem maior durabilidade, com validade estendida, podendo durar até 4 meses, sem precisar de resfriamento, apenas após embalagem aberta. Nele geralmente é adicionado estabilizantes, como o citrato de sódio. Após embalagem aberta o consumo recomendado é de até 3 dias.
O leite longa vida também apresenta tipos e sua diferença está na concentração de gordura. São eles:
*Integral – Possui cerca de 3% de gordura, o que mantem preservada a concentração de Vitamina A, B2, B12, C, D, E, K,que são lipossolúveis, zinco e potássio.
Cada copo de 200ml de leite integral possui 120 calorias, concentrando 240 mg de cálcio.
*Semidesnatado – Possui de 0,6% a 2,9% de gordura, cerca de 1,2 e 5,8 gramas por copo de 200 ml. Possui 85 calorias.
*Desnatado – Possui menor concentração de gordura, sendo menos de 0,5%, cerca de no máximo 1 grama por copo de 200 ml. Mas perde o poder das vitaminas, sendo recomendado inclusive pelo Ministério da Saúde adicionar nutrientes à bebida. Possui 60 calorias.
Além desses, entraram para a família leites especiais:
*Sem Lactose – leite desenvolvido e destinado às pessoas com intolerância à lactose (principal carboidrato que dá gosto adocicado ao leite).
Possui todos os nutrientes e substâncias que contém no leite integral, assim como seus benefícios.
*Fortificado – leite enriquecido com vitaminas e minerais, uma nova versão que chegou ao mercado. É recomendado para dietas que necessitem de níveis mais baixos de gordura ou para fortalecimento dos ossos, pois são suplementados com Vitamina D e cálcio. Isso porque quando o leite passa pelo processo de tratamento térmico e resfriamento para manter suas características básicas, ele perde alguns nutrientes, principalmente do complexo B, assim essa versão suplementada ganhou seu espaço.
*Em pó – leite submetido aos tratamentos de concentração e secagem, passando pela temperatura de aproximadamente 72ºC. É o leite de vaca obtido por desidratação, podendo ser o integral, semidesnatado ou desnatado. O leite em pó integral possui teor de gordura de 26% ou mais, o semidesnatado entre 1,5% a 25,9%, já o desnatado é menor que 1,5%.
*Leite de Cabra – possui as mesmas propriedades vitamínicas iguais ao leite de vaca, porém com menor concentração de lactose, tornando-se de mais fácil digestão e uma ótima opção para quem tem intolerância leve. Sua versão integral possui 120 calorias em copo de 200ml, já a light apenas 60 calorias.
*Leite de Búfala – é considerado um leite especial, com 15% mais proteína, 59% mais cálcio, 65% mais ferro, maior de Vitaminas, A, B2, C e D, 5% a 6% mais de gordura e assim mais calorias, porém com 33% menos colesterol.
Há ainda as versões de leite vegetal, livres de colesterol.
Principais Leites Vegetais:
*Leite de Soja – possui pouca gordura e é muito nutritivo. É rico em fibras, proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas A, do complexo B, potássio e isoflavonas. Pode ser adicionado cálcio. Além disso ajuda a aliviar os sintomas da menopausa. Possui cerca de 108 calorias em um copo de 200ml.
*Leite de Amêndoas – é um leite de baixo índice glicêmico, que possui menos calorias, gordura e proteínas comparado ao leite de vaca. Naturalmente rico em minerais, fibras, cálcio, potássio, magnésio, zinco, cobre, fósforo e vitaminas do complexo B, principalmente a Vitamina E.
*Leite de Aveia - bastante nutritivo, conhecido por sua cremosidade, é mais calórico que os outros leites vegetais, mas com teor um pouco maior de proteínas. Também é rico em vitaminas como a E, complexo B, minerais como cálcio, cobre, zinco, potássio, manganês, magnésio, ácidos graxos, ferro, carboidratos e fibras.
*Leite de Nozes – nutritivo, com alto teor de antioxidantes e rica fonte de Vitamina E, ácidos graxos ômega 3 e 6, selênio, zinco e magnésio. Naturalmente mais adocicado é perfeito para preparar receitas de bolos e tortas.
*Leite de Arroz – de origem cereal, mais leve, sem glúten e com menor quantidades de calorias. Rico também em Vitaminas do complexo B, carboidratos, minerais e triptofano, aminoácido essencial para formar a serotonina. Possui mais micronutrientes que o leite de vaca, mas menos proteínas e sem a presença de gorduras saturadas.
*Leite de Coco - leite vegetal rico em gordura boa, que é transformada em energia, também em Vitaminas C, B1, B3, B5 e B6, minerais como cálcio, ferro, potássio, selênio, zinco, magnésio e fósforo, além de proteína, arginina e ácido láurico. Ajuda no combate de infecções, controlar índices do colesterol ruim e promove saciedade. É mais doce perfeito para preparação de mingaus, smoothies e sorvetes. Excelente para saúde da pele e dos cabelos.
*Leite de Quinoa – rico em fibras, cálcio, fósforo, zinco, ferro, potássio, magnésio, vitaminas A, do complexo B, C e E, além de ômega 3 e 6. Possui pouca gordura, contém aminoácidos lisina e metionina, além disso, possui mais proteína que os outros leites vegetais. Ajuda na absorção da glicose, proporciona sensação de saciedade, auxilia no emagrecimento e é muito benéfico para o sistema digestivo.
A importância e os Benefícios do Leite
O leite é uma rica fonte de cálcio e uma das mais populares no cardápio. Daí a importância do seu consumo, além claro de ser delicioso, versátil, prático, com todas as suas propriedades e equilíbrio nutricional. Possui teor de 90% água, no qual os nutrientes estão diluídos, garantindo um melhor teor nutricional, do que estes isolados, além de proporcionar hidratação corporal.
Aliás, o cálcio é um mineral fundamental para o metabolismo dos ossos e dentes, além de ser essencial no funcionamento do nosso corpo, como na coagulação sanguínea e oxigenação dos tecidos, também ajuda a manter o equilíbrio da quantidade de ferro no organismo, funcionamento normal do
cérebro, músculos e coração.
Na infância e adolescência o consumo de cálcio é muito importante para o processo apropriado de crescimento, já para adultos e idosos o consumo tem como principal papel manter a estabilidade, compensando suas perdas diárias desse mineral que é abundante no nosso corpo, mas que com o tempo vai diminuindo.
O leite é uma bebida que apresenta propriedades essenciais à saúde, confira os principais benefícios do leite integral:
• Fortalece os ossos
• Favorece a saúde dos dentes
• Previne a osteoporose
• Previne a obesidade
• Ajuda no processo de emagrecimento
• Ajuda na redução da pressão arterial
• Previne a Diabetes tipo 2
• Auxilia no crescimento
• Ajuda a ganhar massa muscular
• Melhora a flora intestinal
• Melhora o funcionamento do sistema nervoso
• Reduz o estresse
• Auxilia na qualidade do sono
Recomendações
Segundo a OMS as recomendações de consumo de cálcio variam de 400mg a 700mg por dia nos primeiros anos de vida, de 1 a 3 anos. De 4 a 8 anos é de 1.000mg. Na adolescência, de 9 a 18 anos o indicado é de 1.300mg por dia, para adultos de 19 a 70 anos é de 1.000mg por dia e para idosos de 71 anos ou mais é de 1.200mg.
Vale lembrar que até no mínimo 6 meses de idade o ideal é que o bebê tenha como alimento o leite materno, podendo continuar até os 2 anos, associado com alimentação, como papinhas, frutas e sucos.
Para atingir a quantidade de cálcio recomendada, o consumo de leite é ideal, mas também pode variar com outras opções de cardápio com alimentos também ricos em cálcio e outros nutrientes, como brócolis, espinafre, sardinha, além de derivados do leite, isso todos os dias.
O consumo do leite é fundamental na infância e também na adolescência, pois é quando a densidade óssea está em desenvolvimento e nessas fases é necessário ingerir boas quantidades de cálcio. Se houver ausência do consumo de leite, o ideal é que haja outras fontes de cálcio, diminuindo as chances de osteoporose futuros.
Na fase adulta o ideal é continuar o consumo de leite, isso porque uma dieta sem leite ou nenhum laticínio, acaba sendo em sua maioria deficiente de cálcio. Lembrando que o envelhecimento reduz a produção de tecido ósseo, comprometendo sua estrutura, podendo acontecer mais facilmente fraturas e a osteoporose.
Os idosos precisam de uma dose elevada de cálcio, pois acima dos 65 anos esse mineral é reduzido, sendo então recomendado o equivalente a 6 copos de leite para suprir as necessidades do organismo. Mas claro, podendo variar entre outros alimentos ricos em cálcio.
Para mulheres na menopausa é muito importante também manter o cálcio em dia, pois nessa fase da vida é quando a estrutura óssea fica mais frágil, com a falta do estrógeno, hormônio que permite a captação do cálcio pelos ossos, que vai se reduzindo e aumentado o risco de desenvolver a osteoporose, doença mais comum nas mulheres.
Mas atenção, como tudo na vida não se deve exagerar, pois o consumo de leite em excesso desenvolve riscos, como ganho de peso. Então aproveite essa delícia com moderação, seja em combinações, em pratos diferentes ou seus derivados.
Laboratório Exame
E se você está em dúvida se tem ou não intolerância à lactose, procure um médico. E claro, para realizar seu exame conte com o Laboratório Exame!
O teste é simples: é realizado através de amostras de sangue ou de fezes.
Fale conosco ligando no telefone (18) 3622-0011 ou através do WhatsApp (18) 98119-3963.