A Dengue é uma doença séria que já infectou milhares de pessoas ao redor do mundo, inclusive no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, em dados divulgados em 2019, em apenas um ano foram registrados um total de 1.439.471 casos da doença no país. Um aumento surpreendente e alarmante de aproximadamente 600% em relação a dados do mesmo período do ano de 2018.
É extremamente importante se conscientizar sobre a causa e entender a importância de combater essa doença, afinal é uma causa de todos. No artigo de hoje explicamos quais são os sintomas, tratamento e prevenção da dengue para que possamos fazer a diferença juntos, confira.
O que é e como é transmitida a Dengue?
A Dengue é uma doença aguda causada por um arbovírus, que são vírus transmitidos por picadas de insetos. O inseto responsável pela transmissão é o mosquito Aedes Aegypti, que vive em áreas tropicais e subtropicais, que necessita de água parada para a proliferação.
A doença aguda e febril causada pela picada do Aedes Aegypti é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Todas as faixas etárias estão suscetíveis a contrair dengue, contudo as pessoas idosas possuem maior risco de desenvolve um tipo de dengue grave, que pode levar a morte.
Quais são os sintomas da dengue?
O vírus da Dengue possui quatro variações, sendo elas: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos os tipos se manifestam com os mesmos sintomas, contudo eles podem evoluir para casos mais graves da doença.
A reincidência de contração da dengue aumenta os riscos do desenvolvimento das formas mais graves da doença, por isso a prevenção é mais do que necessária.
A Dengue pode se manifestar de diversas formas, sendo: assintomática (ou seja, sem qualquer manifestação de sintomas), como a Dengue Clássica, Dengue Hemorrágica ou a Síndrome do Choque da Dengue.
Dengue Clássica
É muito comum que os sintomas da Dengue Clássica, que é o tipo mais leve da doença, sejam confundidos com os sintomas da gripe, por isso é necessário estar muito atento a quaisquer sintomas duradouros.
Para ser considerado um caso suspeito de Dengue, é necessário que o paciente apresente febre alta (39° ou 40°C) com duração de três a cinco dias, acompanhada por alguns dos seguintes sintomas:
· Dores de cabeça;
· Cefaléia;
· Dores no fundo dos olhos;
· Dores Musculares;
· Dores nas articulações;
· Fraqueza;
· Exantema (erupção cutânea);
· Sangramento;
Dengue Hemorrágica
Após a fase febril da doença, que dura uma média de três a cinco dias, se a pessoa não for curada, o caso pode evoluir para a forma grave da doença, se tornando a Dengue Hemorrágica, que se não for tratada com rapidez pode levar à morte.
A Dengue hemorrágica é mais comum quando o paciente é infectado pela segunda ou terceira vez. Seu estágio inicial é muito parecido com os da Dengue Clássica, e somente após o terceiro dia infectado começam a surgir as hemorragias, que são causadas pelo sangramento de pequenos vasos, tanto na pele quanto em outros órgãos.
Além disso, uma pessoa com Dengue Hemorrágica pode apresentar sintomas como:
· Dores abdominais intensas;
· Enjoos e vômitos persistentes;
· Queda da pressão arterial;
· Fígado aumentado;
· Sangramento das mucosas (nariz, gengivas, ouvidos, etc);
· Sonolência;
· Agitação;
· Confusão mental;
Síndrome do Choque da Dengue
Nos casos mais graves, a dengue evolui para a Síndrome de Choque da Dengue, que se caracteriza pela grande queda ou ausência de pressão arterial, devido a perca crítica de volume de plasma.
Os sintomas que podem ser causados pelo choque são:
· Pulsação rápida ou fraca;
· Diminuição drástica da pressão;
· Extremidades Frias;
· Pele pegajosa;
· Agitação;
· Irritabilidade
· Convulsões;
O período de duração da Síndrome de Choque da Dengue é curto, podendo levar ao óbito em até 12 ou 24 horas, mas sua recuperação também pode ser rápida, após uma terapia apropriada antichoque.
Por isso, é extremamente importante que ao sentir qualquer um dos sintomas de qualquer tipo de Dengue procure o médico mais próximo para fazer uma consulta e iniciar o tratamento de forma rápida, evitando assim quaisquer complicações.
Qual é o tratamento para a dengue?
Não existe um tratamento específico para matar o vírus da dengue. Ao contrair a doença, o indicado pelos médicos é a hidratação e o tratamento sintomático. O tratamento sintomático utiliza medicamentos específicos para tratar os sintomas provocados pela doença, e não a doença em si.
Nos casos mais leves da doença a recomendação é fazer bastante repouso e se hidratar, ingerindo bastante líquido, como água, sucos naturais ou água de coco.
O importante é que, independente do estágio da doença, você deve procurar um médico para que ele te indique os procedimentos e eventuais remédios a serem tomados, ou em casos mais graves encaminhar o paciente para uma interação.
Como é feito o diagnóstico da Dengue?
A Dengue pode ser diagnosticada através dos seguintes exames:
· Contagem de plaquetas;
· Eletrólitos (sódio e potássio);
· Enzimas do fígado;
· Hematócrito;
· Testes de coagulação;
· Testes sorológicos.
Métodos de prevenção da Dengue
Existem diversas formas de prevenir e combater a proliferação do mosquito da dengue, por isso separamos as principais para que você contribua nessa luta.
Evite água parada
O Aedes Aegytpti, mosquito responsável pela transmissão da dengue coloca os seus ovos em água limpa, mas ela não precisa necessariamente ser potável. Por isso, é extremamente importante evitar qualquer acúmulo de água parada em sua residência.
Jogue fora pneus velhos, deixe garrafas, vasilhas, potes e baldes virados com a boca para baixo, não deixe poças e água em seu quintal por muito tempo, cubra-as com terra ou faça a drenagem do terreno, lave constantemente a vasilha de água de seus animais de estimação.
Garrafas
Todas as garrafas, tanto as PET, quanto de vidro, devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberta e de boca para baixo, evitando assim o acúmulo de água.
Recipientes de Armazenamento de Água
Tampe bem a sua caixa d’água e lave periodicamente com água e sabão as paredes internas dela, de poços, tambores, tonéis, filtros ou qualquer outro recipiente no qual você armazena água em casa.
Pratos de Vasos de Plantas
Coloque areia fina até a borda dos seus pratinhos dos vasos de planta para evitar com que a água se acumule.
Potenciais objetos acumuladores de água
Evite o acúmulo de vasilhas, tampinhas de garrafas, cascas de ovo, latinhas, sacos plásticos, embalagens plásticas ou de vidro, copos descartáveis e quaisquer outros objetos que são potenciais acumuladores de água. Caso tenha, mantenham sempre em local coberto, longe da água e guarde-os de uma maneira com que não acumulem a água, como mantendo-as garrafas e vasilhas com a boca virada para baixo.
Pneus velhos
Não guarde pneus velhos em seu quintal. Entregue-os para o serviço de limpeza urbana da sua cidade. Caso precise guardá-los, escolha um local coberto e verifique constantemente se não há água parada.
Vasos sanitários
Em banheiros pouco utilizados em sua casa, deixe a tampa sempre abaixada e dê a descarga pelo menos uma vez por semana.
Geladeira
Lave com água e sabão periodicamente a bandeja externa da geladeira e retire sempre a água acumulada.
Decorações de quintal
Sempre faça a limpeza de lagos, cascatas, fontes e espelhos d’água decorativos. Caso tenha algum desses, uma boa opção é criar peixes nesses locais, pois eles se alimentam das larvas dos mosquitos.
Bebedouros de animais de estimação
Lave e troque a água pelo menos uma vez na semana do bebedouro dos seus animais de estimação.
Calhas e Lajes
Limpe com frequência as calhas e lajes da sua casa.
Muros
Caso tenha cacos de vidro em seu muro, coloque areia nos quais possam acumular água das chuvas.
Piscina
Mantenha sempre a água da piscina limpa e tratada com cloro. Limpe pelo menos uma vez por semana e se não for utilizá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos, pois eles podem acumular água.
Quintal
Mantenha sempre o seu quintal limpo. Recolha todo o lixo e detritos que estejam espalhados pelo quintal ou ao redor da casa. Mantenha sempre as lixeiras e latões fechados.
Lixo
Não descarte o seu lixo de forma imprudente. Evite jogá-lo em construções abandonadas, terrenos baldios ou praças. Embale bem todos os recipientes que possam acumular água antes de descartá-los.
Como dissemos a Dengue é uma doença série que pode levar uma pessoa à morte. O combate à Dengue é uma luta na qual todos devemos nos unir e colaborar, a ação de cada um pode fazer a diferença e ajudar a salvar milhares de vidas.
Faça a sua parte, pesquise mais sobre o tema e leve informações e conhecimento as pessoas que convivem com você. Colabore com essa causa. Você pode começar compartilhando esse artigo.
Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e descubra muitos outros super interessantes, clique aqui. Aproveite e acompanhe nossas redes sociais para mais dicas: Instagram: @labexamearacatuba Facebook: /examearacatuba
E lembre-se, conte sempre com o Laboratório Exame para realizar os seus exames com eficácia e qualidade. Caso queira agendar o seu, clique aqui.