A Tireoide é uma glândula muito importante para garantir o bem-estar e o bom funcionamento do nosso organismo. Para que ela funcione e continue exercendo a sua função corretamente precisamos tomar alguns cuidados para preservá-la. Por isso, no artigo de hoje trouxemos algumas dicas para você cuidar da sua Tireoide, confira!
O que é Tireoide?
A Tireoide é uma glândula, que possui o formato de uma borboleta e está localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do conhecido Pomo de Adão ou Gogó. Para a surpresa de muitas pessoas, que não aconhecem, a Tireoide é uma das maiores glândulas do corpo humano, podendo chegar a pesar entre 15 a 25g em uma pessoa adulta.
Qual é a função da Tireoide no organismo?
A Tireoide tem como função regular diversos órgãos importantes do nosso corpo, como o cérebro, coração, fígado e rins. Além de sera responsável por produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina),que agem em quase todos os sistemas do organismo.
A glândula ainda está presente em processos essenciais do corpo humano, como o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes,peso, ciclos menstruais, fertilidade, controle emocional, humor, concentração e memória.
Ou seja, somando tudo, a Tireoide é extremamente importante para o funcionamento correto e harmônico do nosso corpo.
O que acontece com o corpo, quando a Tireoide não funciona corretamente?
A Tireoide é extremamente importante para o nosso organismo,por isso quando ela não está funcionando corretamente, o corpo pode sentir impactos negativos no seu funcionamento.
Esses impactos podem se apresentar de duas formas: com a liberação excessiva ou insuficiente de hormônios, causando Hipotireoidismo ou Hipertireoidismo.
O Hipotireoidismo é causado pela falta dos hormônios produzidos pela Tireoide. Seus principais sintomas são: fadiga, sensibilidade ao frio, constipação, pele seca, ganho de peso inexplicável. Além disso, pode afetar a frequência cardíaca, temperatura corporal e diversos outros aspectos do metabolismo.
Já o Hipertireoidismo é causado pela produção em excesso dos hormônios pela Tireoide. Seus principais sintomas são: batimentos cardíacos acelerados ou irregulares, perda inesperada de peso, sudorese e irritabilidade.Além disso, pode acelerar o metabolismo.
Dicas para cuidar bem da sua Tireoide
Devido a importância dessa glândula para a nossa saúde,devemos tomar algumas precauções básicas para preservá-la. Confira algumas dicas.
Verifique periodicamente a saúde da glândula
Parece óbvio dizer isso, mas muitas pessoas não tem o hábito de realizar exames periódicos, por isso é sempre bom relembrar e reforçar as pessoas a criarem esse hábito. A melhor forma de saber como está a saúde e o funcionamento da sua Tireoide, é através de consultas médicas e exames sanguíneos regulares.A partir deles é possível verificar se a sua Tireoide está funcionando corretamente ou se possui alguma deficiência,podendo assim começar o tratamento de maneira rápida e eficaz. O recomendado pelos médicos é que esses exames sejam realizados a cada seis meses.
Alimente-se de forma saudável
Essa é uma daquelas dicas, que se aplicam em qualquer situação da vida, ter uma alimentação saudável. A Tireoide também é responsável pelo funcionamento correto do nosso sistema imunológico, por isso devemos nos alimentar com qualidade para ingerir todos os micronutrientes necessários para o organismo, como as Vitaminas D, B, C, selênio e zinco por exemplo.
Evite alimentos com agrotóxicos
Uma alimentação saudável já é um ótimo passo para a manutenção e proteção da sua Tireoide, mas uma alimentação sem agrotóxicos é ainda melhor. Essas substâncias fazem um mal imenso a Tireoide, podendo afetar diretamente o seu funcionamento e consequentemente, causar graves consequências ao nosso organismo.
Não utilize utensílios de plásticos
Os utensílios de plásticos, principalmente aqueles utilizados para o armazenamento de alimentos, podem ser inimigos da sua Tireoide.Sim, eles podem prejudicar a glândula, pois podem liberar diversas substâncias,que assim como os agrotóxicos, são perigosas e podem afetar diretamente o funcionamento dela.
Não se automedique
Medicamentos como antibióticos, antiácidos,anti-inflamatórios e antidepressivos podem ser extremamente agressivos com a Tireoide,uma vez que ela é muito sensível a essas substâncias. Por isso, você não deve utilizar medicamentos em excesso e sem a prescrição médica. Além disso, a automedicação pode causar diversos outros problemas em seu organismo.
Nunca se automedique, procure sempre um médico, leia a bula de cada medicamento que for ingerir e esteja ciente dos efeitos colaterais de cada um em seu organismo.
Como você viu, a Tireoide é uma glândula muito importante para o funcionamento correto do nosso organismo, por isso não deixe de cuidar dela. Adote essas dicas como hábitos em sua vida e preze pela sua saúde. Faça sempre consultas e exames sanguíneos regulares.
Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e descubra muitos outros superinteressantes. Aproveite e acompanhe nossas redes sociais para mais dicas: Instagram e Facebook.
E lembre-se, conte sempre com o Laboratório Exame para realizar os seus exames com eficácia e qualidade. Caso queira agendar o seu,ligue para o telefone (18) 3622-0011 ou através do WhatsApp (18) 98119-3963.