BLOG





A importância de manter exames regulares para a saúde cardíaca

Setembro Vermelho: Cuide do seu Coração!

Campanha de combate às doenças cardiovasculares 

A saúde do coração é o primeiro passo para um corpo mais saudável. Para conquistar isso, é necessário contar com hábitos saudáveis e manter o acompanhamento com exames de rotina em dia.

E para alertar sobre a importância da saúde do coração, manifestando todos os cuidados que devem ser tomados, chega o Setembro Vermelho.

O Setembro Vermelho é uma campanha,que foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de informa re ensinar a população como ter um coração mais saudável.

O mês não foi escolhido por acaso, mas sim porque no dia 29 de Setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração, criado pela Federação Mundial do Coração, dia aliás, criado para registrar a importância dos cuidados com a saúde do coração, que tem o objetivo de alertar e conscientizar a população, assim como a campanha faz durante o mês todo.

A conscientização auxilia na prevenção e com diagnóstico precoce, as chances de evitar as doenças ou melhorar são bem maiores,além disso exames regulares somados a hábitos saudáveis, podem fazer o coração bater cheio de saúde.

Por isso no artigo de hoje vamos falar mais sobre esse assunto tão importante, confira!

O Coração e as doenças cardiovasculares

O coração é estruturado basicamente por músculos, é o órgão responsável por garantir a circulação de sangue por todo o nosso corpo e também pela distribuição de oxigênio e nutrientes. Ele cuida da frequência cardíaca e da pressão arterial, dois dos principais sinais vitais do corpo.

Doenças Cardiovasculares são enfermidades que afetam o coração ou vasos sanguíneos. A maioria dessas doenças é resultado de problemas crônicos, que ao longo do tempo se desenvolvem.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. A estimativa é, que anualmente cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de problemas cardiológicos, isso representa 31% de todas as mortes no planeta. A cada 3 mortes, 1 é causada por doença cardiovascular.

A principal causa de morte em pessoas de 40 a 65 anos são doenças cardiovasculares e cerca de 20% das mortes em pessoas na faixa etária de 30 anos.

A cada minuto, 1 pessoa morre vítima de doenças cardiovasculares no mundo. No Brasil não é diferente, cerca de 33%dos óbitos no país estão relacionados ao coração.O país aliás, está entre os 10 países com mais mortes causadas por doenças cardiovasculares.

Principais Doenças Cardiovasculares

As doenças que mais matam no mundo,relacionadas a problemas no sistema cardiovascular são: Acidente Vascular Cerebral (AVC),Infarto do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca e Hipertensão Arterial.

Acidente Vascular Cerebral: o AVC ocorre quando há rompimento ou obstrução de artérias responsáveis em levar oxigênio ao cérebro. Essa falta de circulação sanguínea em determinada área do cérebro, ou seja, sem sangue, podem fazer com que os neurônios na região afetada morram,devido falta de nutrientes e oxigênio. A hipertensão é a responsável por cerca de 80% dos casos de AVCs.

O AVC, popularmente conhecido como derrame cerebral, é a principal causa de incapacidades físicas e mentais e é a maior causa de morte no Brasil, inclusive a frente dos casos de infartos.

Há 2 tipos de AVC, o Isquêmico, mais comum, quando ocorre obstrução de um vaso sanguíneo e o Hemorrágico, quando há rompimento de algum vaso cerebral.

Sintomas Comuns: Confusão mental súbita; Formigamento,fraqueza ou diminuição da força de um lado do corpo; Dor de cabeça súbita e intensa; Alterações da fala, dificuldades de compreensão e desvio labial; Perda da visão em um dos olhos subitamente;Desmaio.

Infarto do Miocárdio: A doença acontece devido a diminuição do fluxo de sangue bombeado do coração para o restante do corpo. Isto é, ocorre um bloqueio do fluxo sanguíneo, com isso o volume é insuficiente para atender todas as necessidades de oxigênio e nutrientes do organismo. E isso pode acarretar em limitações na realização de atividades da rotina.

Os especialistas consideram 5 tipos de infartos com suas características e agravamentos.

Outra coisa é que muitas pessoas usam o termo ataque cardíaco para definir o infarto, porém ele bem mais abrangente, pois várias complicações podem gerar um ataque cardíaco, como uma parada cardíaca.

Sintomas Comuns: Dor no peito, em geral persistente (entre 20-30 minutos); Dor na região próxima a estômago,costas ou braço esquerdo; Formigamento nos membros superiores; Falta de ar;Palidez, tontura e suor frio.

Insuficiência Cardíaca: A doença é caracterizada pela diminuição do fluxo de sangue bombeado do coração para o restante do corpo.  Essa incapacidade com baixo volume, torna insuficiente para atender todas as necessidades de oxigênio e nutrientes do organismo.  Há dois tipos de insuficiência cardíaca: a Sistólica, quando o músculo não consegue bombear o sangue para fora do coração corretamente e a Diastólica, quando os músculos do coração ficam rígidos e não funcionam adequadamente.

Sintomas Comuns: Falta de ar; Inchaço dos pés e pernas; Palpitações; Tosse seca; Cansaço excessivo.

Hipertensão Arterial: A conhecida pressão alta é uma doença crônica em que os níveis da pressão sanguínea nas artérias são elevados.

A pressão sanguínea é apresentada em milímetros de mercúrio (mmHg) e quando a pressão fica maior ou igual a 14(máxima) por 9 (mínima), a pessoa é considerada hipertensa. A pressão alta é o risco para outras doenças cardiovasculares ou renais. O ideal é que a pressão sanguínea seja de 12 por 8.

A doença afeta homens e mulheres,principalmente após os 60 anos, quando a proporção de casos é maior que 50% da população. No Brasil, 1 em cada 4 pessoas sofre de hipertensão e infelizmente essa doença é causa de doenças cardiovasculares graves, como AVC e infarto,podendo levar a morte.

Deve-se ficar atento, pois a hipertensão é silenciosa, apresenta alguns sintomas, mas alguns já são sinal de que o caso se agravou.

A obesidade está vinculada à hipertensão, assim como o consumo excessivo de sal em pessoas geneticamente predispostos, que podem alterar e aumentar os valores da pressão arterial.

Sintomas comuns: Enjoo;Dor de cabeça;Dor na nuca;Sonolência;Zumbido no ouvido;Pequenos pontos de sangue nos olhos;Visão dupla ou embaçada;Dificuldade para respirar;Inchaço; Palpitações cardíacas.

Existem também outras doenças cardiovasculares, comuns, mas essas menos letais, como: Arritmia, Angina, Aterosclerose, Doença Vascular Periférica, Miocardite,Endocardite e tumores.

Fatores de Risco

Os principais fatores de risco para os problemas cardiovasculares são:Hipertensão, Diabetes, Dislipidemia, Estresse, Tabagismo, Obesidade,Sedentarismo, doença da Tireoide e histórico familiar, ou seja, predisposição genética. Além disso, o uso de drogas ilícitas, como a cocaína pode levar ao infarto agudo do miocárdio.

Os fatores de riscos comportamentais, ou seja, os maus hábitos podem antecipar ou agravar o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Exames de rotina e a prevenção

É muito importante ressaltar a importância da prevenção e isso inclui a realização de exames periódicos para a saúde do coração. Afinal prevenir realmente é melhor que remediar.

A prevenção começa pelo estilo de vida, claro que muitas doenças têm origem genética, mas elas podem ser adquiridas, por isso é recomendado hábitos saudáveis, como: alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas,evitar o uso de cigarro e outras drogas, controlar o peso e fazer visitas regulares ao médico, e claro, exames e um checkup anual.

As campanhas e ações educativas tem o objetivo de reduzir o número de doenças cardiovasculares, mortes e assim gerar corações mais saudáveis.

Se as doenças podem ser evitadas em sua grande maioria apenas com atitudes saudáveis, então por que não as fazer?! Essa é uma mensagem, que deve impactar as pessoas e chegar literalmente a seus corações.

É necessário ficar atento ao nível de colesterol e pressão alta, que são perigosos e silenciosos e claro, adotar uma rotina saudável.

Fazer exames periódicos é fundamental para manter a saúde do coração em dia, essa é uma atitude crucial para verificar a saúde cardíaca.

Inicialmente o Exame de Sangue pode ajudar a identificar o risco de doenças cardiovasculares, nele podem ser observados os níveis: de colesterol,triglicérides, glicemia, função renal e tireoidiana. O exame mais importante para a investigação cardíaca é o Eletrocardiograma, que revela qualquer anormalidade. Há ainda outros exames,como: raios-x de tórax, Ecocardiograma, Teste Ergométrico, Cintilografia Miocárdica, Cateterismo Cardíaco, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), Holter e Angiotomografia de Coronárias, quando indicados pelos médicos, ajudam a esclarecer e detalhar as doenças cardiovasculares.

Os exames laboratoriais, são exames de fácil realização, de forma simples e rápida, mas são capazes de revelar informações muito importantes.

Há exames não invasivos, como o Eletrocardiograma e o Ecocardiograma e os invasivos como o Cateterismo Cardíaco, que é mais complexo e demorado, mas que irá indicar mais informações complementares.

O Eletrocardiograma por exemplo apresenta a atividade elétrica do coração, já o Ecocardiograma é uma ultrassonografia, que mostra os problemas nas válvulas,fluxos sanguíneos e paredes do coração. Esses procedimentos são adicionais,isto é, são realizados quando o médico cardiologista acha necessário para análise. Já os exames laboratoriais devem ser feitos com frequência, ou seja,pelo menos uma vez ao ano é ideal que sejam feitos, um checkup, que deve ser analisado pelo médico.

Se engana quem acha, que não são necessários exames, pois trata-se do coração, um dos sistemas mais complexos do corpo humano e está sujeito a diversos problemas. Aliás, apesar de os problemas cardíacos se manifestarem geralmente na fase adulta, as crianças também estão sujeitas a diagnósticos como: sopro cardíaco ou arritmias.

O checkup cardiológico é muito importante, inclusive para pessoas que irão iniciar prática de atividades físicas, independente de idade ou sexo, é preciso verificar e receber orientação para a própria segurança e saúde.

O fato é, que muitas vezes a doença cardiovascular já existe, antes mesmo dos sintomas se apresentarem, portanto é inteligente ter todos os cuidados, seu coração agradece. Isto é, qualquer doença, que é descoberta precocemente tem muito mais chances de ser tratada e controlada, assim como as doenças do coração, além disso a prevenção é eficiente também, evitando novos casos.

 

E aí, gostou do texto? Então acesse mais nosso blog e descubra muitos outros artigos superinteressantes. Aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais e acompanhar mais informações e dicas: Instagram Facebook.

E lembre-se, conte sempre com o Laboratório Exame para realizar os seus exames com eficácia e qualidade. Caso queira agendar o seu, ligue para o telefone (18) 3622-0011 ou através do WhatsApp (18) 98119-3963 (https://bit.ly/2Zhls8g).

 

 

 

 

 

 

 

 

LEIA TAMBEM

Comece 2021 com a saúde em dia: Faça o Check-up anual

A prevenção é uma das melhores formas de evitar diversos problemas de saúde, no entanto quando surgem ou há o caso de uma reincidência, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e eficácia de tratamentos.

O Check-up anual é um dos métodos que mais auxilia a detectar doenças e problemas de saúde em estágios iniciais, possibilitando tratamentos ágeis. Para começar o ano bem e com a saúde em dia, é mais do que necessário que homens e mulheres se conscientizem sobre a importância desse ato e realizem o Check-up anual.

 

Quem deve realizar um Check-up?

Qualquer pessoa deve realizar um Check-up para manter a saúde em dia.

 

A partir de qual idade é recomendado realizar um Check-up?

Check-ups são importantes para todas as faixas etárias. Especialistas recomendam que pessoas com mais de 35 anos criem o hábito de realizarem Check-up pelo menos uma vez ao ano. Contudo, existem pessoas com doenças crônicas ou que pertencem a grupos de risco, que devem procurar um médico para que este indique a frequência adequada.

 

Qual é a frequência necessária para a realização de um Check-up?

Normalmente, o Check-up é realizado anualmente. Entretanto, cada organismo funciona de uma maneira específica, por isso o período pode alterar de acordo com as solicitações de seu médico.

 

Qual a importância de fazer um Check-up?

Um pensamento muito comum é, que se não está com nenhum sintoma, é porque a saúde está em dia, logo não precisa procurar por um profissional da saúde para verificar seu estado. Contudo, essa ideia é equivocada, existem muitas doenças assintomáticas e que se manifestam com sintomas em seus estágios mais graves.

O Check-up é um conjunto de exames simples que tem como objetivo identificar doenças variadas, que podem já estarem instaladas em seu organismo sem causar nenhum sintoma. Com esses exames, é possível ter um diagnóstico precoce de doenças e a partir disso realizar tratamentos mais eficazes com mais chances de cura.

Realizar Check-ups periodicamente é uma ação preventiva, que auxilia muito na qualidade de vida.

 

Quais são os exames solicitados em um Check-up?

O Check-up é individual, cada médico indicará exames diferentes de acordo com as características pessoais do paciente, como idade, sexo, histórico familiar, doenças crônicas, hábitos, etc.

Contudo, existem alguns exames que são mais comuns de serem solicitados em Check-ups, são eles:

·      Aferição de pressão;

·      Colesterol;

·      Colposcopia;

·      Eletrocardiograma;

·      Exame da próstata.

·      Exame de fezes e urina;

·      Exames de tireoide;

·      Glicemia;

·      Hemograma;

·      Hepatograma;

·      Raio-X do Tórax;

·      Teste ergométrico;

·      Triglicerídeos.

Claro, além desses exames existem muitos outros que podem ser solicitados pelo médico, inclusive alguns com especialistas para que condições especiais sejam devidamente avaliadas e identificadas.

Outro fator importante de ser ressaltado é que as mulheres devem ter um cuidado redobrado com a saúde, uma vez que possuem especificidades em seu organismo que também demandam atenção, o sistema reprodutivo por exemplo, é uma delas.

Por isso, ao realizarem Check-ups, é comum que os médicos solicitem as mulheres alguns exames específicos como:

·      Papanicolau;

·      Ultrassom endovaginal;

·      Mamografia;

Quer entender mais sobre a saúde da mulher? Clique aqui e saiba quais exames importantes devem ser realizados periodicamente por mulheres. 

 

Quais fatores de risco aumentam as chances de desenvolvimento de doenças no organismo?

Existem alguns fatores de risco que podem diminuir sua qualidade de vida e aumentar as chances do seu organismo desenvolver alguma doença. Mesmo sem apresentar esses sintomas, a busca por um Check-up periódico já é necessária, porém ao possuir qualquer um dos citados, é mais que essencial procurar um médico e levar a sério os Check-ups para manter a saúde em dia e a qualidade de vida alta.

·      Fumar;

·      Possuir uma má alimentação;

·      Sedentarismo;

·      Sobrepeso;

·      Ser portador de doenças crônicas;

·      Ter histórico familiar de doenças crônicas;

·      Apresentar sintomas constantes como dores de cabeça, no corpo, fadiga, palpitação, ganho ou perda de peso repentina;

·      Idade avançada (mais de 60 anos de idade).

 

Comece 2021 com a saúde em dia, faça seu Check-up anual para ter a certeza de que está tudo ok ou para identificar previamente doenças e já começar tratamentos eficazes. Não deixe nunca a sua saúde de lado, leve-a a sério para que no futuro você viva com saúde e muita qualidade de vida.

E lembre-se, sempre que precisar fazer algum exame, conte sempre com o Laboratório Exame para realizar os seus com eficácia e qualidade. Caso queira agendar o seu, ligue para o telefone (18) 3622-0011 ou através do WhatsApp (18) 98119-3963.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e descubra muitos outros superinteressantes. Aproveite e acompanhe nossas redes sociais para mais dicas: Instagram e Facebook.

 


Teste Antígeno para COVID-19: como funciona?

Em 2020 o mundo foi atingido de surpresa pela pandemia do COVID-19, que mudou completamente a forma que vivemos, causando danos e perdas irreparáveis. Essa doença é transmitida através do contato próximo entre pessoas infectadas e não infectadas, por ações simples como: espirro, tosse, cotículas de saliva, catarro, aperto de mão, além de objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, maçanetas, mesas, talheres, brinquedos, teclados de computador etc.

Foram desenvolvidos alguns testes para o diagnóstico eficaz da doença, um deles é o Teste Antígeno. Entenda como esse teste é realizado e como ele funciona, continue a leitura. 


O que é o Teste Antígeno para COVID-19?

O Teste Antígeno para COVID-19 é realizado para diagnosticar casos de COVID-19 em pessoas com sintomas da doença ou em assintomáticos, mas que tiveram algum tipo de contato físico com pacientes infectados. 


Qual é a diferença entre o Teste Antígeno e o RT-PCR?

Já existem alguns tipos de exames capazes de identificar a COVID-19 em pacientes, dentre eles, os mais conhecidos são o Teste Antígeno e o RT-PCR. Mesmo sendo utilizados para o diagnóstico da mesma doença, ambos possuem diferenças.

O Teste Antígeno, em relação ao RT-PCR, possui um custo menor e é mais rápido, apresentando resultados dentro de aproximadamente 1 ou 2 horas depois da realização do teste. 

Esse teste ainda possui sensibilidade inferior ao teste RT-PCR, principalmente em pacientes assintomáticos com cargas virais baixas. Contudo, os pacientes em fase pré-sintomática, que normalmente é entre 1 a 3 dias antes dos sintomas aparecerem, e na fase inicial, do 5° ao 7° dia da doença, apresentem uma carga viral elevada, nesses casos, em relação ao RT-PCR, a sensibilidade do Teste Antígeno é superior a 90%.


Para quem o Teste Antígeno é recomendado?

O Teste Antígeno é recomendado para qualquer pessoa que apresente sintomas e/ou suspeita da doença COVID-19, preferencialmente antes de completar sete dias com os sintomas. Em casos nos quais a suspeita é alta, como pacientes com sintomas há menos de 7 dias, um único teste negativo não é suficiente para excluir o diagnóstico, por isso normalmente é recomendado a realização de um exame complementar, o RT-PCR.

Esse teste é recomendado também para pessoas assintomáticas que tiveram contato com pacientes infectados pelo COVID-19. Contudo, é importante ressaltar que nesses casos em específico, o teste antígeno pode gerar um diagnóstico falso-negativo, por isso é recomendado que o exame seja realizado novamente após 72 horas do primeiro teste. 


 Como funciona o Teste Antígeno? 

Além da sua eficácia, o Teste Antígeno é extremamente rápido e indolor em comparação aos demais testes existentes para identificação da COVID-19, como por exemplo o sorológico. Através da coleta de amostras, o teste é capaz de identificar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, que no caso, ao apresentar resultado positivo, quer dizer que o paciente está infectado pela doença COVID-19. 


Como é realizado o Teste Antígeno?

O Teste Antígeno é realizado através da coleta de amostras de swab (cotonete), que são introduzidos até a região nasofaringe pelo nariz.

Esse procedimento é realizado de forma rápida e indolor, contudo, em alguns casos é comum existir certo grau de desconforto. 


Quanto tempo leva para sair o resultado do Teste Antígeno?

O resultado do Teste Antígeno normalmente é revelado em um prazo de 1 a 2 horas.


Como é o resultado do Teste Antígeno?

Esse teste detecta a presença de um antígeno viral específico em seu organismo, por isso pode apresentar dois tipos de resultado, o positivo, que indica que o paciente está infectado, e o negativo, que indica que o paciente não está infectado. 


Onde o Teste Antígeno está disponível?

No momento apenas serviços privados realizam o Teste Antígeno.


Onde fazer o Teste Antígeno para COVID-19 em Araçatuba?

Para realizar o Teste Antígeno com segurança, eficácia e qualidade, conte com o Laboratório Exame. Basta agendar o melhor dia e horário para você através do nosso WhatsApp: (18) 98119-3963 ou Telefone: (18) 3622-0011.

Estamos localizados na Rua Floriano Peixoto, 817 - Araçatuba/SP.

Lembre-se, essa é uma doença séria e altamente transmissível, por isso ao apresentar quaisquer sintomas, ou entrar em contato com algum paciente infectado pela COVID-19, faça o isolamento social e realize o exame para identificar o quanto antes a doença no seu organismo.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e descubra muitos outros assuntos superinteressantes. Aproveite e acompanhe nossas redes sociais para mais dicas: Instagram e Facebook.


Saúde do homem - Exames importantes que todo homem deve fazer periodicamente

Exames preventivos são importantes em todas as idades, seja você uma pessoa ativa, que pratica atividades físicas regularmente ou mesmo uma com a rotina mais tranquila e monótona, saiba que se prevenir é um dever de todos e garante um futuro mais sadio.

Em diversos países, incluindo o Brasil, o índice de cuidados com a própria saúde por parte da população é moderado, porém as pesquisas apontam um nível bem menor de preocupação em relação às doenças entre o público masculino – fator que preocupa as autoridades de saúde. Um ponto bastante comentado em relação a isso, é que a maioria dos homens costumam realizar consultas médicas por influência de familiares ou quando sentem sintomas anormais pelo corpo, raramente se atentando sozinhos a essa prática.

Outro ponto é que campanhas públicas e privadas do Brasil, como Outubro Rosa e Novembro Azul, costumam receber maior adesão do público feminino, resultando em números alarmantes para a parcela masculina da população nacional. É estimado, que os casos de Câncer de Próstata em território brasileiro sejam descobertos em estágios avançados, por cerca de 35% dos homens. Muitos médicos acreditam, que o fator cultural seja o principal impeditivo nesses casos, uma vez que é bastante comum ouvir pessoas dizendo o quanto se importam mais com a saúde de amigos e membros da família do que com a sua própria.

Sabemos, que além da genética, os hábitos exercem grande influência em nossas vidas. Sendo assim, adotar práticas saudáveis aliadas ao acompanhamento médico torna-se a principal receita para a longevidade e maior qualidade de vida no presente e futuro.

Precisamos mudar essa cultura, para todos entenderem que prevenção não é uma necessidade exclusiva das mulheres.

 

A importância da prevenção na saúde

A prevenção é importante por colaborar com uma série de benefícios, já que realizar exames de rotina e se atualizar sobre os sintomas relacionados às doenças, permite que diagnósticos precoces sejam feitos e também que o tratamento correto seja aplicado a tempo. É possível também, que os exames revelem tendências hereditárias ou predisposições às doenças, como Hipertensão, Colesterol Alto e Diabetes, entre outras. Fique atento!

 

Exames importantes que todo homem deve fazer periodicamente

Para te ajudar nesse processo, traremos dicas de como começar essa nova rotina. Comece agora mesmo a se cuidar melhor e crie um roteiro. Em breve esses hábitos estarão presentes em seu cotidiano de forma natural e você começará a incentivar as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo.

Vamos listar alguns exames clínicos e laboratoriais, que os homens devem realizar periodicamente, confira a seguir:

 

1. Exame de próstata

Esse é um dos exames mais temidos e que se tornou um tabu para os homens, mesmo sendo um dos mais necessários. O exame de toque, segue sendo muito eficaz na realização de diagnósticos precoces do Câncer de Próstata.

O exame de toque aliado ao exame PSA (Prostate-Specific Antigens ou antígenos específicos da próstata em português) servem para detectar precocemente casos de Câncer de Próstata e até mesmo outras condições, como a Hiperplasia Prostática Benigna e a Prostatite.

O ideal é, que homens a partir dos 40 anos comecem a realizar o exame, quando há fatores de risco. Caso não haja sinais da doença, os exames podem começar a partir dos 50 anos.

 

2. Níveis de colesterol

Doenças cardiovasculares se desenvolvem nos homens com mais facilidade e um aliado dessas doenças é o colesterol. Sendo assim, é recomendado que os homens realizem exames, que identifiquem os níveis de colesterol regularmente. Um simples exame de sangue é capaz de identificar tais níveis.

 

3. Teste de glicemia

Muitas pessoas descobrem que tem diabetes, após a doença atingir um grau muito avançado no organismo, já que a mesma não possui sintomas severos e pode acabar passando despercebida.

O mesmo exame de sangue, que revela os níveis de colesterol consegue identificar também a glicemia (açúcar no sangue) e realizar um diagnóstico precoce. Após os 20 anos, é recomendado realizar ao menos, um exame de sangue por ano.

 

4. Detecção de DSTs

Pessoas sexualmente ativas, mesmo estando em um relacionamento estável, devem realizar exames de sangue com frequência para identificar possíveis doenças transmissíveis, tal como a Hepatite C e o HIV. Tanto homens, quanto mulheres devem se atentar bastante a esse tópico, tomando sempre as medidas mais seguras durante as relações íntimas.

 

5. Colonoscopia

A partir dos 50 anos é ideal, que os homens realizem a Colonoscopia, procedimento que busca identificar feridas e outros sinais, que possam diagnosticar câncer no reto ou no intestino grosso. O procedimento analisa em detalhes a saúde da mucosa intestinal, com o auxílio de um tubo óptico. A introdução do tubo é feita no reto.

Se houver casos de doenças semelhantes na família, é recomendado que o exame seja feito antes mesmo dos 50 anos.

 

6. Exame oftalmológico

Para além dos óculos de grau, os exames oftalmológicos de rotina são essenciais para a vida de qualquer pessoa, da infância até a terceira idade. Existem doenças, que são diagnosticadas apenas pelo oftalmologista, como Descolamento da Retina, Glaucoma, Catarata, Hipertensão Ocular, etc.

Fique sempre atento ao histórico familiar e aos sintomas, que podem surgir durante os anos.

 

Exames preventivos podem diagnosticar uma série de doenças. Realizando esses exames regularmente, o público masculino pode conquistar uma vida mais longa, feliz e saudável. Pesquisas apontam, que os homens brasileiros vivem em média, alguns anos a menos que as mulheres e apresentam maior incidência de algumas doenças. Esses dados reforçam a importância de uma maior atenção com a saúde do homem, um bem que será feito não só para ele, mas também para toda a comunidade.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e descubra muitos outros assuntos superinteressantes. Aproveite e acompanhe nossas redes sociais para mais dicas: Instagram e Facebook.

E lembre-se, conte sempre com o Laboratório Exame para realizar os seus exames com eficácia e qualidade. Caso queira agendar o seu, ligue para o telefone (18) 3622-0011 ou através do WhatsApp (18) 98119-3963.