A saúde do coração é o primeiro passo para um corpo mais saudável, isso conta com hábitos saudáveis e o acompanhamento com exames de rotina em dia.
E para alertar sobre a importância da saúde do coração, manifestando os cuidados que devem ser tomados, chega o Setembro Vermelho.
O Setembro Vermelho é uma campanha, que foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de informar e ensinar a população a ter um coração mais saudável.
O mês não foi escolhido por acaso, mas sim porque no dia 29 de Setembro acontece o Dia Mundial do Coração, criado pela Federação Mundial do Coração, dia aliás, criado para registrar a importância dos cuidados com a saúde do coração, que tem o objetivo de alertar e conscientizar a população, assim como a campanha o mês todo.
A conscientização previne e com diagnóstico precoce, as chances de evitar as doenças ou melhorar o fato são maiores, além disso exames regulares somados a hábitos saudáveis, podem fazer o coração bater cheio de saúde.
Por isso no artigo de hoje vamos falar mais sobre esse assunto tão importante, confira!
O Coração e as doenças cardiovasculares
O coração é estruturado basicamente por músculos, é o órgão responsável por garantir a circulação de sangue por todo o nosso corpo e também pela distribuição de oxigênio e nutrientes. Ele cuida da frequência cardíaca e da pressão arterial, dois dos principais sinais vitais do corpo.
Doenças Cardiovasculares são enfermidades que afetam o coração ou vasos sanguíneos. A maioria dessas doenças é resultado de problemas crônicos, que ao longo do tempo se desenvolvem.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. A estimativa é, que anualmente cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de problemas cardiológicos, isso representa 31% de todas as mortes no planeta. A cada 3 mortes, 1 é causada por doença cardiovascular.
A principal causa de morte em pessoas de 40 a 65 anos são doenças cardiovasculares e cerca de 20% das mortes em pessoas na faixa etária de 30 anos.
A cada minuto, 1 pessoa morre vítima de doenças cardiovasculares no mundo. No Brasil não é diferente, cerca de 33% dos óbitos no país estão relacionados ao coração. O país aliás, está entre os 10 países com mais mortes causadas por doenças cardiovasculares.
Principais Doenças Cardiovasculares
As doenças que mais matam no mundo, relacionadas a problemas no sistema cardiovascular são: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca e Hipertensão Arterial.
Acidente Vascular Cerebral: o AVC ocorre quando há rompimento ou obstrução de artérias responsáveis em levar oxigênio ao cérebro. Essa falta de circulação sanguínea em determinada área do cérebro, ou seja, sem sangue, os neurônios na região afetada podem morrer, devido falta de nutrientes e ao oxigênio. A hipertensão é a responsável por cerca de 80% dos casos de AVCs.
O AVC, popularmente conhecido como derrame cerebral, é a principal causa de incapacidades físicas e mentais e é a maior causa de morte no Brasil, inclusive a frente dos casos de infartos.
Há 2 tipos de AVC, os Isquêmico, mais comum, quando ocorre obstrução de um vaso sanguíneo e o Hemorrágico, quando há rompimento de algum vaso cerebral.
Sintomas Comuns: Confusão mental súbita; Formigamento, fraqueza ou diminuição da força de um lado do corpo; Dor de cabeça súbita e intensa; Alterações da fala, dificuldades de compreensão e desvio labial; Perda da visão em um dos olhos subitamente; Desmaio.
Infarto do Miocárdio: A doença acontece devido a diminuição do fluxo de sangue bombeado do coração para o restante do corpo. Isto é, ocorre um bloqueio do fluxo sanguíneo, com isso o volume é insuficiente para atender todas as necessidades de oxigênio e nutrientes do organismo. E isso pode acarretar em limitações na realização de atividades da rotina.
Os especialistas consideram 5 tipos de infartos com suas características e agravamentos.
Outra coisa é que muitas pessoas usam o termo ataque cardíaco para definir o infarto, porém ele bem mais abrangente, pois várias complicações podem gerar um ataque cardíaco, como uma parada cardíaca.
Sintomas Comuns: Dor no peito, em geral persistente (entre 20-30 minutos); Dor na região próxima a estômago, costas ou braço esquerdo; Formigamento nos membros superiores; Falta de ar; Palidez e Tontura, Suor frio.
Insuficiência Cardíaca: A doença é caracterizada pela diminuição do fluxo de sangue bombeado do coração para o restante do corpo. Essa incapacidade com baixo volume, torna insuficiente para atender todas as necessidades de oxigênio e nutrientes do organismo. Há dois tipos de insuficiência cardíaca: a Sistólica, quando o músculo não consegue bombear o sangue para fora do coração corretamente e a Diastólica, quando os músculos do coração ficam rígidos e não funcionam adequadamente.
Sintomas Comuns: Falta de ar; Inchaço dos pés e pernas; Palpitações; Tosse seca; Cansaço excessivo.
Hipertensão Arterial: A conhecida pressão alta é uma doença crônica em que os níveis da pressão alta sanguínea nas artérias são elevados.
A pressão sanguínea é apresentada em milímetros de mercúrio (mmHg) e quando a pressão fica maior ou igual a 14 (máxima) por 9 (mínima), a pessoa é considerada hipertensa. A pressão alta é o risco para outras doenças cardiovasculares ou renais. O ideal é que a pressão sanguínea seja de 12 por 8.
A doença afeta homens e mulheres, principalmente após os 60 anos, quando a proporção de casos é maior que 50% da população. No Brasil, 1 em cada 4 pessoas sofre de hipertensão e infelizmente essa doença é causa de doenças cardiovasculares graves, como AVC e infarto, podendo levar a morte.
Deve-se ficar atento, pois a hipertensão é silenciosa, apresenta alguns sintomas, mas alguns já são sinal de o caso se agravou.
A obesidade está vinculada à hipertensão, assim como o consumo excessivo de sal em pessoas geneticamente predispostos, que podem alterar e aumentar os valores da pressão arterial.
Sintomas comuns: Enjoo; Dor de cabeça; Dor na nuca; Sonolência; Zumbido no ouvido; Pequenos pontos de sangue nos olhos; Visão dupla ou embaçada; Dificuldade para respirar; Inchaço; Palpitações cardíacas.
Existem também outras doenças cardiovasculares, comuns, mas essas menos letais, como: Arritmia, Angina, Aterosclerose, Doença Vascular Periférica, Miocardite, Endocardite e tumores.
Fatores de Risco
Os principais fatores de risco para os problemas cardiovasculares são: Hipertensão, Diabetes, Dislipidemia, Estresse, Tabagismo, Obesidade, Sedentarismo, doença da Tireoide e histórico familiar, ou seja, predisposição genética. Além disso, o uso de drogas ilícitas, como a cocaína pode levar ao infarto agudo do miocárdio.
Os fatores de riscos comportamentais, ou seja, os maus hábitos podem antecipar ou agravar o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Exames de rotina e a prevenção
É muito importante ressaltar a importância da prevenção e isso inclui a realização de exames periódicos para a saúde do coração. Afinal prevenir realmente é melhor que remediar.
A prevenção começa pelo estilo de vida, claro que muitas doenças têm origem genética, mas elas podem ser adquiridas, por isso é recomendado hábitos saudáveis, como: alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas, evitar o uso de cigarro e outras drogas, controlar o peso e fazer visitas regulares ao médico e assim exames, um checkup anual.
As campanhas e ações educativas tem o objetivo de reduzir o número de doenças cardiovasculares, mortes e assim corações mais saudáveis.
Se as doenças podem ser evitadas em sua grande maioria apenas com atitudes saudáveis, então por que não as fazer?! Essa é uma mensagem, que deve impactar as pessoas e chegar literalmente a seus corações.
É necessário ficar atento ao nível de colesterol, pressão alta, que são perigosos e silenciosos e claro, adotar uma rotina saudável.
Fazer exames periódicos é fundamental para manter a saúde do coração em dia, essa é uma atitude crucial para verificar a saúde cardíaca.
Inicialmente o Exame de Sangue pode ajudar a identificar o risco de doenças cardiovasculares, nele pode ser observados os níveis: de colesterol, triglicéridies, glicemia, função renal e tireoidiana. O exame mais importante para a investigação cardíaca é o Eletrocardiograma, que revela qualquer anormalidade. Há ainda outros exames, como: raios-x de tórax, Ecocardiograma, Teste Ergométrico, Cintilografia Miocárdica, Cateterismo Cardíaco, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), Holter e Angiotomografia de Coronárias, quando indicados pelos médicos, ajudam a esclarecer e detalhar as doenças cardiovasculares.
Os exames laboratoriais, são exames de fácil realização, de forma simples e rápida, mas são capazes de revelar informações muito importantes.
Há exames não invasivos, como o Eletrocardiograma e o Ecocardiograma e os invasivos como o Cateterismo Cardíaco, que é mais complexo e demorado, mas que irá indicar mais informações complementares.
O Eletrocardiograma por exemplo apresenta a atividade elétrica do coração, já o Ecocardiograma é uma ultrassonografia, que mostra os problemas nas válvulas, fluxos sanguíneos e paredes do coração. Esses procedimentos são adicionais, isto é, são realizados quando o médico cardiologista acha necessário para análise. Já os exames laboratoriais devem ser feitos com frequência, ou seja, pelo menos uma vez ao ano é ideal que sejam feitos, um checkup mesmo, que deve ser analisado pelo médico.
Se engana quem acha, que não são necessários exames, pois trata-se do coração, um dos sistemas mais complexos do corpo humano e está sujeito a diversos problemas. Aliás, apesar de os problemas cardíacos se manifestarem geralmente na fase adulta, as crianças também estão sujeitas a diagnósticos como: sopro cardíaco ou arritmias.
O checkup cardiológico é muito importante, inclusive para pessoas que irão iniciar prática de atividades físicas, independente de idade ou sexo, é preciso verificar e receber orientação para a própria segurança e saúde.
O fato é, que muitas vezes a doença cardiovascular já existe, antes mesmo dos sintomas, portanto é inteligente ter todos os cuidados, seu coração agradece. Isto é, qualquer doença, que é descoberta precocemente tem muito mais chances de ser tratada e controlada, assim como as doenças do coração, além disso a prevenção é eficiente também, evitando novos casos.
E aí, gostou do texto? Então acesse mais nosso blog e descubra muitos outros artigos super interessantes. Aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais e acompanhar mais informações e dicas: Instagram e Facebook.
E lembre-se, conte sempre com o Laboratório Exame para realizar os seus exames com eficácia e qualidade. Caso queira agendar o seu, ligue para o telefone (18) 3622-0011 ou através do WhatsApp (18) 98119-3963.